Sidebar

19
Dom, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

De 26 a 28 de maio Salvador sediará um dos maiores eventos do setor da construção, mobiliário e materiais para a construção do estado. Trata-se do IX Congresso Interestadual da Fetracom-Base (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras nas Indústrias da Construção e do Mobiliário nos estados da Bahia e Sergipe), que será realizado no Hotel Sol Barra, no Porto da Barra, em Salvador, com solenidade de abertura nesta quinta-feira (26), às 18h. 

Participam da cerimônia de abertura a pré-candidata a prefeita da Salvador, Alice Portugal (PCdoB), o vereador Everaldo Augusto (PCdoB), o presidente da CTB-BA, Aurino Pedreira, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricom), Francisco Chagas e o presidente da União Internacional dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais para a Construção (UITBB), Antônio Lopes.

O evento, que reunirá cerca de 110 delegados (as) representantes do setor dos estados da Bahia, Sergipe, representantes de Federações de Trabalhadores da Construção de Minas Gerais, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul, além de convidados de países da América Latina como Cuba, Colômbia, Uruguai, Chile e Peru, irá discutir temas como as conjunturas política e econômica nas esferas estadual, nacional e internacional; o fortalecimento do movimento de retomada do crescimento e industrialização do Brasil, bem como a eleição da nova diretoria da Fetracom-Base (2016/2020).

“O IX Congresso Interestadual da Fetracom-Base acontece em um momento delicado para a economia, sobretudo para o setor da construção, que vem sentido os reflexos das investigações da Operação Lava Jato, que gerou graves distúrbios nos negócios dos setores da construção, num momento de sérias dificuldades para essa indústria no mundo. E, recentemente, com o ato do presidente interino Michel Temer, que revogou no último dia 17/05, a portaria editada pela presidenta Dilma Roussef,f que autorizava a construção de 11.250 unidades do programa Minha Casa Minha Vida”, pontua o presidente da Fetracom-Base, Edson Cruz dos Santos.

Assim, o principal setor a puxar os investimentos no país, e que constituía o orientador econômico do desenvolvimento, foi francamente atingido. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social, o país registrou uma redução de 467,7 mil empregos na construção em 2015. Ainda segundo o órgão, as regiões que registraram os piores resultados foram a Norte (-2,50%) e a nordeste (-1,01%).

Conjuntura internacional

Para discutir os impactos da crise econômica internacional, que representa um desafio para o sindicalismo de classe, onde os (as) trabalhadores (as) são a principal vítima, sobretudo em virtude das demissões em massa para corte de despesas, participam do evento representantes sindicais da Federação Sindical Mundial (FSM), da União Internacional dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais para a Construção (UITBB), da Federação Latino Americana dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais para a Construção (Flemacon) e de sindicatos internacionais de Cuba, Colômbia, Uruguai, Chile e Peru.

“O objetivo é fortalecer uma rede homogênea de atuação conjunta entre entidades sindicais mundiais e regionais na defesa dos direitos dos trabalhadores (as)”, declara Lúcia Maia, presidente da Flemacon.

A palestra sobre a conjuntura política/econômica internacional será realizada no dia 27/05, às 09h, pelo secretário de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Divanilton Pereira.

Saúde e Segurança

Para além das discussões sobre conjuntura política e economia, expansão do setor da construção, retomada do crescimento do país, outro grande tema que será discutido durante o IX Congresso é a campanha encabeçada pela Fetracom-Base: “Pela Redução do Peso do Saco de Cimento”. A Fetracom-Base assim como o Ministério Público do Trabalho, acredita que o excesso de peso no saco de cimento, que hoje está em 50 quilos, tem implicado em altos índices de absenteísmo e adoecimento dos trabalhadores, o que gera um alto custo para a sociedade, especialmente devido aos benefícios concedidos pelo INSS.

A Convenção nº 127 da Organização Internacional do Trabalho, OIT, prevê que transporte manual de cargas não deve comprometer a saúde e segurança de trabalhadores. Além disso, normas dos EUA e Europa fixam um peso máximo entre 23 e 25 quilos.
“Trata-se de uma medida necessária à saúde do trabalhador, que hoje não tem outra opção, senão sobrecarregar seu organismo para carregar centenas, ou até milhares de sacos todos os meses. Em longo prazo, isso pode gerar um exército de inválidos no Brasil, e quem paga a conta, além do próprio trabalhador, é a sociedade”, reitera o secretário geral da Fetracom-Base, José Nivalto Lima.

Para enriquecer o debate sobre Ergonomia do Peso do Saco de Cimento, o auditor fiscal do trabalho, Maurício Passos de Melo irá proferir uma palestra no dia 26/05, a partir das 18h.
Igualdade de Oportunidades

Na ocasião, a Fetracom-Base apresentará um panorama da participação e representatividade da mulher no ramo da construção e os desafios e perspectivas para que as mulheres ocupem seus espaços de poder e de direito nas diversas esferas da sociedade: econômica, política, saúde, família entre outras.

O debate de gênero contará com a participação da militante comunista Ângela Guimarães, que trará para o debate, no dia 27/05, às 13h30, as relações de gênero e raça no mundo do trabalho.

Eleição

O ponto alto do Congresso acontece no dia 28 de maio, com a apresentação da nova diretoria Fetracom-Base, que irá lutar e representar, através dos 20 sindicatos filiados, os trabalhadores e trabalhadoras da indústria da construção e do mobiliário dos estados da Bahia e Sergipe.

Programação:

Dia 26 

15h - Início do credenciamento dos delegados;
18h00 - Abertura solene do Congresso;
20h30 - Eleição da mesa diretora do Congresso.
21h00 - Confraternização.

Dia 27 

08h30 - Leitura e aprovação do Regimento Interno, apresentação e defesa das teses, em seguida eleição da tese guia;
09h00 - Debate de conjunturas;
11h00 - Saúde e Segurança
12h00 - Almoço;
13h30 - Questão de gênero;
14h30 - Políticas Sociais e Combate o Racismo.
15h30 - Intervalo;
16h00 - Balanço político e organizativo
17h30 - Suspensão dos trabalhos neste dia.

Dia 28 DE MAIO DE 2016
08h30 - Plano de luta;
10h00 - Plenária de Sistematização e Moções;
10h30 - Apresentação e defesa das chapas inscritas e em seguida Eleição:
11h00 - Posse da diretoria
12h00 - Almoço

Serviço:

IX Congresso Interestadual da Fetracom-base
de 26 A 28 DE maio de 2016
Hotel Sol Barra: Av. Sete de Setembro, 3577 – Porto da Barra, Salvador – Bahia.

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.