Sidebar

22
Qua, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

No último dia 03 de julho, sindicalistas participaram do 2º Conselho Estadual da CTB-Pará no auditório do Sindimar Belém (Delegacia Regional do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante), com a presença do dirigente nacional da CTB Rogério Nunes. O encontro, que é preparatório à etapa nacional, terminou com a filiação do Sindicato dos Trabalhadores do Detran (SinTran/PA).

“Trata-se de uma importante entidade sindical no estado do Pará, que reforça a luta dos trabalhadores do serviço público”, destacou José Marcos Araújo, presidente estadual da CTB.

Com o tema “Democracia e Desenvolvimento com Valorização do Trabalho – Rumo aos 10 anos”, o encontro reuniu 72 sindicalistas, com representação de 14 sindicatos, 4 federações de servidores e 2 Núcleos Sindicais de base, além de representantes da direção estadual da CTB-PA.

O evento também contou com a presença do deputado estadual Lélio Costa, da Vereadora Sandra Batista, do Superintendente da SPU-Serviço do Patrimônio da União Jorge Panzera, da representante da UBM Regina Martins, do representante da OAB PA Jorge Farias e da UJS/PA Cleiton Costa.

Após a plenária de abertura, foi realizada uma análise  de conjunturas internacional, nacional e estadual, com o debate com o Rogério Nunes (CTB Nacional) e do deputado estadual Lélio Costa. Um rico debate que, utilizando o documento-tese nacional da Central e com a complementação Estadual, municiou os participantes de informações importantes da realidade.

Durante o debate foi apresentado pelo dirigente estadual Cleber Rezende um balanço da CTB no estado do Pará nos últimos 2 anos, os avanços e debilidades, atualizando o Plano de Ação da CTB no estado, com muita unidade.

Outro ponto de pauta da atividade foi a escolha dos três delegados e delegadas que representarão a estadual na etapa nacional, que acontece em setembro em São Paulo.

Uma importante decisão do 2º Conselho da CTB foi pela criação do Departamento Estadual dos Servidores Públicos do Pará, reunindo os dirigentes dos sindicatos filiados à CTB, do serviço público, como o Servidores Públicos do Pará e Municípios (SEPUB), Trabalhadores em Fundações (Sindifepa), Sindicato dos Servidores Municipais de Marabá (Servimar), Vigilantes do Município de Barcarena (Sinaviba), Servidores Públicos de Belém, Trabalhadores do Detran (Sindetran), Núcleo de Educação no Pará, Núcleo de Trabalhadores da Previdência, que entre outras tarefas está a de organizar o I Encontro Estadual dos Servidores Públicos do Pará e a Campanha Salarial Unificada 2016.

Para encerrar o 2º Conselho foi apresentada proposta de recomposição da diretoria da CTB/PA; em virtude de pedido de renúncia de alguns diretores, da ausência efetiva de outros, a qual foi aprovada pelos presentes, com a incorporação de novos diretores na direção estadual, representando novos sindicatos filiados na CTB nos últimos anos.

 

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.