22
Qua, Nov

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria da Igualdade Racial da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, seção Paulo (CTB-SP) realiza o seminário “Dignidade ao Povo Negro no Mundo do Trabalho”, nesta quinta-feira (16), às 19h na sede do Sindicato dos Marceneiros de São Paulo (rua das Carmelitas, 149, centro, São Paulo).

“Este seminário faz parte das atividades do Mês da Consciência Negra (novembro) com o objetivo de colocar as questões que afligem a população negra, marginalizada pela sociedade, inclusive no mundo do trabalho”, diz Lidiane Gomes, secretária da Igualdade Racial da CTB-SP.

Helena Mascarenhas Ferraz, advogada e membro da Comissão de Direitos Infanto-juvenis da OAB- Sorocaba, falará sobre “Racismo e Injúria Racial: Definições e Diferenças”. Já o tema da outra palestrante, Flávia Costa, dirigente nacional da União Brasileira de Mulheres e da União de Negros pela Igualdade, será “Os Efeitos Colaterais do Golpe no Cotidiano da Mulher Negra e Periférica”.

Para Gomes, “vivemos um momento de resistência, acumulando forças acabarmos com o racismo, o ódio, e a violência”. Ela explica ainda que o seminário serve também como um esquenta para a 14ª Marcha da Consciência Negra que tem o tema “Contra o Racismo, o Genocídio, por um Projeto Político de Vida para o Povo Negro” (confirme presença pelo Facebook).

No final haverá apresentação da companhia de dança afro-brasileira Abayomi'n, de Sorocaba, interior de São Paulo (conheça o grupo pela página do Facebook oficial). Gomes afirma que “é importante ter apresentação cultural para sairmos do lugar comum e mostrarmos que a cultura brasileira é diversificada e por isso espetacular”.

“Somos a maioria da população, mas temos pouquíssimos representantes políticos, não nos querem nas universidades, nem nos empregos de melhor qualificação, muito menos em cargos de chefia, por isso precisamos conhecer a nossa realidade, a nossa história e juntos derrotarmos o racismo”, conclui.

Portal CTB – Marcos Aurélio Ruy

0
0
0
s2sdefault