Sidebar

21
Ter, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Federação dos Trabalhadores Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) iniciou neste mês de julho a divulgação do Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019 para a sua base sindical. Ao todo serão 10 eventos que contarão com a presença, além da Fetaep, dos dirigentes e funcionários dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de todo o Paraná. O objetivo, segundo o secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla, é somar esforços para que a agricultura familiar possa aproveitar os recursos ofertados da melhor forma possível.

“Neste ano vamos focar na qualificação dos nossos dirigentes e funcionários para que nenhum agricultor saia do Sindicato sem uma informação correta e precisa sobre o Plano Safra”, afirma Brambilla. Portanto, o foco será deixar base bem afinada sobre o tema. Dessa forma, preparando os Sindicatos, a Federação acredita que todos saem ganhando, principalmente o agricultor que terá ao seu alcance uma entidade sindical preparada para ajudá-lo. “Como resultado, esperamos uma retomada de investimentos e custeios no Estado para produzirmos mais e da melhor maneira possível”, destaca Brambilla.

capa pronaf 1

Plano Safra 2018/2019

Lançado no último dia 26 de junho, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019 vai disponibilizar este ano uma verba de R$ 31 bilhões para o financiamento de projetos individuais ou coletivos nas operações do PRONAF. De modo geral as regras do Pronaf Crédito foram mantidas, com taxas de juros entre 2,5% e 4,6% ao ano.

Entre as novidades, foram publicadas novas regras nos financiamentos com relação às taxas de juros: pré-fixadas e pós-fixadas. “No entanto, vale destacar que esta taxa de juros pós-fixada está prevista para apenas 5% dos recursos, executando-se os provenientes dos fundos constitucionais e a poupança rural”, informa Brambilla.

Segundo ele, o PRONAF foi, é, e continuará sendo uma grande ferramenta de estruturação e desenvolvimento da agricultura familiar do Paraná, de acesso à tecnologia e à modernização. “Por isso que, mesmo diante de um cenário de crise, devemos continuar valorizando esta política de crédito, nos mantendo competitivos, investindo na produção e na propriedade e procurando os recursos”, comenta.

Calendário - Hoje (04) a FETAEP esteve na Regional Oeste, em Guaraniaçu, e amanhã (05) estará em Campo Mourão. No dia 02, divulgou o Plano Safra para os dirigentes da Regional de Curitiba, e no dia 03 aos da Regional Sudoeste, em Saudade do Iguaçu. Confira no quadro abaixo o cronograma dos eventos.

Divulgação do PRONAF pelo Paraná

 

REGIONAL da FETAEP

 

Município

 

Data

Curitiba

Curitiba

02/07

Sudoeste

Saudade do Iguaçu

03/07

Oeste

Guaraniaçu

04/07

Campo Mourão

Campo Mourão

05/07

Noroeste Umuarama

Umuarama

06/07

Norte Pioneiro

Santo Antonio da Platina

10/07

Norte

Jaguapitã

11/07

Noroeste Paranavaí

Paranavaí

12/07

Vale do Ivaí

Ivaiporã

17/07

Centro Sul

Guarapuava

03/08

 

Renata Souza – Fetaep


0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.