Sidebar

09
Dom, Dez

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Há 25 anos acontece no Vale do São Francisco, nos estados da Bahia e de Pernambuco, um seminário para unificar as pautas para a campanha salarial dos trabalhadores e trabalhadoras assalariados(as) rurais da região. E nesta campanha, pela primeira vez, a CTB representa a maioria dos sindicatos.

O encontro ocorre em Petrolina (PE) e conta com a participação de 12 sindicatos, representados por mais de 250 delegados e dirigentes sindicais. Nesta sexta-feira (9) os dirigente deverão votar e definir as principais reivindicações da agenda trabalhista para 2019 (a database da categoria é 1º de janeiro).

O presidente da CTB Bahia, Pascoal Carneiro, participa do seminário e destaca a importância e a responsabilidade da CTB na realização desta campanha. 

"Pela primeira vez os sindicatos filiados à CTB são maioria. Historicamente, a central participava com 1, 2 sindicatos, agora, dos 12 sindicatos que estão aqui, 7 são filiados à CTB e 1 vai se filiar agora no dia 24. Este seminário unifica a pauta, tira as reivindicações e vai enviá-las para o patronato. É um grande seminário, com muita discussão política", diz Pascoal Carneiro. 

A nova filiação à central é do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Agrícolas, Agroindustriais e Agropecuárias (Sintagro), um importante sindicato regional. 

Entre as entidades presentes estão o Sindicato dos Trabalhadores Assalariados Agrícolas (STR) de Juazeiro, de Casa Nova, de Sento-sé, de Curaçá, de Abaré e de Sobradinho, todos filiados à CTB. Além do STR de Petrolina, maior da região, com 130 delegados, que filou-se à central em julho deste ano. 

Pascoal Carneiro (terceiro, da esq. para dir.) visita o Sintagro de Casa Nova e acerta a filiação do sindicato à CTB e à FETAR para o dia 24 deste mês

O Vale do São Francisco é um polo de grande desenvolvimento na área de hortifruticultura, formado por fazendas que cultivam frutas para exportação, principalmente goiaba, mamão, uva e manga.

"Visitei uma fazenda e participei de uma assembleia com 600 funcionários, a maioria com carteira assinada. A ideia é envolver os trabalhadores nessa campanha e realizar uma boa convenção coletiva", diz Pascoal. 

Portal CTB

 

 

 

 

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Conferência Nacional

banner cndr 2015