Sidebar

22
Seg, Jul

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times


Terminou no último  domingo (21) a sétima edição do Congresso dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo. Participaram do evento, realizado em Atibaia - SP, mais de 300 delegados e delegadas eleitos pela categoria.

congresso_sintaema3

O evento, realizado entre os dias 18, 19, 20 e 21 de novembro, além de conjunturas nacional e internacional, debateu a realidade dos trabalhadores do setor e aprovou as teses sobre balanço da gestão, além de outros temas pertinentes ao setor.

congresso_sintaema
Altamiro Borges debateu conjuntura internacional


Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB, presente no evento reforçou a importância da atividade. "O Congresso é o fórum máximo de deliberações da categoria. As decisões aprovadas balizarão os rumos a serem tomados. Daí a importância do congresso para os  trabalhadores do setor", afirmou.

congresso_sintaema5
Mesa de abertura do Congresso com Chicão, Nivaldo Santana, René Vicente e dirigentes do Sintaema


A plenária final, realizada no domingo, aprovou as resoluções para os próximos 3 anos.Entre os pontos aprovados estão o balanço da gestão e mudanças no Estatuto Social, como o mandato de delegado sindical que terá duração de 2 anos, já valendo para este atual mandato.

Foram aprovadas uma moção de repúdio ao preconceito promovido pela elite brasileira com apoio da mídia oligárquica contra mulheres, negros, migrantes nordestinos e homossexuais; e a moção de apoio aos trabalhadores da Rádio e TV Cultura, que enfrentam a tentativa de privatização da emissora.

congresso_sintaema4



"Todos os debates foram produtivos e levaram a importantes reflexões. A unidade e combatividade dos trabalhadores para lutar por seus direitos" foi ressaltada, e, de acordo com o presidente do Sintaema, Rene Vicente dos Santos, este congresso apontou essa maturidade da categoria. "Este foi um dos maiores congressos da categoria, tivemos momentos de tensão, mas também tivemos muito diálogo, marcando a maturidade da categoria. Todos cederam e buscaram a unidade, temos divergências, mas somos todos companheiros de lutas, e isso é muito importante para as batalhas que estão por vir. Foi um verdadeiro exercício democrático, no qual os trabalhadores contribuiram para a formação do caminho a ser seguido", finalizou o presidnete da entidade.

A categoria tem 13 mil associados que trabalham em empresas ligadas ao saneamento e ao meio ambiente: Sabesp, Cetesb, Saned, Fundação Florestal, Foz do Brasil-Mauá, Desga Ambiental, Aqualatina, Lewahl, SAAE de Itu, Uniagua, Cetrel Lumina, Servmar e Águas das Terras.

Portal CTB com informações do Sintaema

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.